17 de Julho – Dia de proteção às Florestas
No dia 17 de Julho, propomos à população uma reflexão sobre a proteção das nossas Florestas.

Segundo o Folclore brasileiro, o Curupira é a personificação do protetor das florestas.
Convidamos a todos a se inspirarem no personagem folclórico para adotarmos ações mais sustentáveis, conscientes e responsáveis para a proteção de nossa biodiversidade.
Com hábitos de consumo mais conscientes, é possível ajudarmos na preservação ambiental de nosso Município, que ainda registra vários fragmentos do bioma da Mata Atlântica, colaborando para o fomento da biodiversidade do nosso planeta.
A crise sanitária global que estamos vivenciando é um alerta no sentido de nos conscientizarmos sobre a importância de cuidarmos da nossa Mãe Terra, das águas e de toda nossa fauna e flora.
Diversos estudos foram e seguem sendo realizados sobre as atividades do homem neste meio e, que vem apontando cada vez mais a respeito da degradação à biodiversidade, com impactos negativos sobre a saúde humana e dos animais.
Sejamos cidadãos da Terra. Ações como as elencadas abaixo, poderão ajudar muito no cuidado com o Planeta:
- Compre produtos de madeira certificada (reflorestamento);
- Repense sobre todo o lixo produzido em casa;
- Separe o lixo reciclável e faça sua destinação correta
- Evite produtos que ameacem a vida animal;
- Atenção ao desmatamento ilegal: denuncie;
- Preserve as nascentes e rios;
- Plante espécies arbóreas da Mata Atlântica;
- Atenção ao descarte irregular de defensivos agrícolas: se informe sobre a maneira correta;
- Utilize sistemas autônomos para direcionar seu esgoto doméstico, caso more em locais onde não foi instalada a rede pública;
- Rios e córregos demonstram a saúde de uma cidade, de um povo civilizado. Cuide para evitar o descarte de esgoto e resíduos neles;
Pesquise por Instituições de confiança que direcionem seus esforços para preservação das florestas, defenda a causa, participe de discussões; assim construiremos uma consciência ambiental comum a todos.
A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente iniciou os estudos para o Plano Municipal da Mata Atlântica, ganha o Município, ganha a biodiversidade, ganhamos todos nós.