Secretaria de Meio Ambiente realiza resgate e manejo de animais silvestres

No ano de 2024, a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente passou a ser responsável pelo resgate e manejo de animais silvestres (que vivem na natureza sem contato humano), função que anteriormente era realizada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Centro de Controle de Zoonoses.

Desde a mudança, já foram feitos cerca de cem resgates, dentre eles: primatas, serpentes, aves, marsupiais e outros. Os animais encontrados feridos são enviados para o CETAS – Centro de Triagem de Animais Silvestres, para uma avaliação veterinária; a maioria passa por uma reabilitação antes de ser reintroduzido ao mesmo local onde foi encontrado.

Em algumas situações, os animais estão em perfeito estado de saúde, porém em áreas residenciais onde podem representar algum risco para os moradores, ou mesmo risco de serem feridos tanto por cachorros como pelos próprios residentes da área. Nesse caso, é realizada a captura e analisado o melhor local para efetuar sua soltura, que geralmente é em áreas preservadas onde já existe a ocorrência dessas espécies.

Devido ao grande número de queimadas recentemente, as ocorrências vêm aumentando, por conta da perda do habitat da fauna, os obrigando a se aproximarem ou abrigarem em aéreas residenciais, assim causando transtorno tanto para os bichos quanto para os habitantes.

Se encontrar animais silvestres em possível risco de vida, áreas residenciais ou machucados, ligue para a Secretaria do Meio Ambiente, no 11 4668-9295 (Murilo), que fará uma avaliação previa da situação para efetuar o resgate o mais breve possível.