COMTUR realiza reunião ordinária e debate ações para o turismo de Itapecerica da Serra
O Conselho Municipal de Turismo de Itapecerica da Serra realizou sua reunião mensal nesta quinta-feira (25/6) para discutir ações e projetos voltados ao setor.

A presidente do Conselho, Val Silva, e a vice-presidente, Adriana de Lima, deram início à reunião agradecendo a presença de todos os conselheiros e convidados. Na oportunidade, também registraram agradecimento ao restaurante Sabor & Arte, que sediou o encontro, na pessoa de Luis Farias, pela receptividade e acolhimento oferecidos aos participantes.
Abrindo a pauta, Genny Abdelmalack apresentou o Revela Sudoeste, evento itinerante promovido pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste Metropolitana, em parceria com as prefeituras participantes, que terá Itapecerica da Serra como cidade-sede nesta edição. O evento será realizado no dia 12 de setembro, no Parque do Povo, reunindo atrações voltadas à valorização da identidade cultural caipira, da Mata Atlântica e da preservação ambiental. Durante a apresentação, também foi aberto espaço para esclarecimento de dúvidas e recebimento de sugestões dos conselheiros. Uma das novidades desta edição será a realização de uma Rodada de Crédito, destinada a aproximar empreendedores de instituições financeiras e oportunidades de investimento.
Ainda durante a reunião, foi sugerida a elaboração de uma estratégia conjunta para a promoção das diversas festas juninas realizadas no município, reconhecidas por atrair grande público entre moradores, visitantes e turistas.
Outro destaque foi a apresentação do projeto de Turismo Receptivo, que se encontra em fase de testes e tem como principal objetivo proporcionar uma experiência mais qualificada aos visitantes, fortalecendo a hospitalidade e a oferta turística do município.
Na sequência, foram discutidas propostas para solicitação de emendas impositivas, indicadas pelos vereadores, visando ampliar os investimentos em projetos voltados ao desenvolvimento do turismo local.
A reunião também contou com a participação do artista plástico Sandro Reis, que apresentou detalhes da 3ª edição do Arte que Caminha na Vida, além de compartilhar informações sobre o Circuito do Hip Hop, destacando a importância do movimento para a valorização da cultura urbana e da produção artística local.
Durante os informes, a presidente anunciou o lançamento do Prepara Gastronomia, iniciativa que busca fortalecer o setor gastronômico de Itapecerica da Serra, promovendo a integração entre empreendedores e estimulando a participação do segmento nas ações desenvolvidas pelo COMTUR.
Por fim, foi destacado o sucesso da oficina Prepara Copa, realizada no início do mês em parceria com o Sebrae. A capacitação reuniu diversos empreendedores do município, oferecendo orientações e estratégias para aproveitar as oportunidades geradas pelos grandes eventos esportivos e fortalecer os negócios locais.
A reunião reforçou o compromisso do COMTUR em promover ações que impulsionem o turismo, a cultura, a gastronomia e o desenvolvimento econômico de Itapecerica da Serra, por meio da integração entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil.
Abrindo a pauta, Genny Abdelmalack apresentou o Revela Sudoeste, evento itinerante promovido pelo Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste Metropolitana, em parceria com as prefeituras participantes, que terá Itapecerica da Serra como cidade-sede nesta edição. O evento será realizado no dia 12 de setembro, no Parque do Povo, reunindo atrações voltadas à valorização da identidade cultural caipira, da Mata Atlântica e da preservação ambiental. Durante a apresentação, também foi aberto espaço para esclarecimento de dúvidas e recebimento de sugestões dos conselheiros. Uma das novidades desta edição será a realização de uma Rodada de Crédito, destinada a aproximar empreendedores de instituições financeiras e oportunidades de investimento.
Ainda durante a reunião, foi sugerida a elaboração de uma estratégia conjunta para a promoção das diversas festas juninas realizadas no município, reconhecidas por atrair grande público entre moradores, visitantes e turistas.
Outro destaque foi a apresentação do projeto de Turismo Receptivo, que se encontra em fase de testes e tem como principal objetivo proporcionar uma experiência mais qualificada aos visitantes, fortalecendo a hospitalidade e a oferta turística do município.
Na sequência, foram discutidas propostas para solicitação de emendas impositivas, indicadas pelos vereadores, visando ampliar os investimentos em projetos voltados ao desenvolvimento do turismo local.
A reunião também contou com a participação do artista plástico Sandro Reis, que apresentou detalhes da 3ª edição do Arte que Caminha na Vida, além de compartilhar informações sobre o Circuito do Hip Hop, destacando a importância do movimento para a valorização da cultura urbana e da produção artística local.
Durante os informes, a presidente anunciou o lançamento do Prepara Gastronomia, iniciativa que busca fortalecer o setor gastronômico de Itapecerica da Serra, promovendo a integração entre empreendedores e estimulando a participação do segmento nas ações desenvolvidas pelo COMTUR.
Por fim, foi destacado o sucesso da oficina Prepara Copa, realizada no início do mês em parceria com o Sebrae. A capacitação reuniu diversos empreendedores do município, oferecendo orientações e estratégias para aproveitar as oportunidades geradas pelos grandes eventos esportivos e fortalecer os negócios locais.
A reunião reforçou o compromisso do COMTUR em promover ações que impulsionem o turismo, a cultura, a gastronomia e o desenvolvimento econômico de Itapecerica da Serra, por meio da integração entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil.