Reza de Santa Cruz: cerimônia com mais de nove décadas celebra fé e tradição no mês de aniversário de Itapecerica da Serra
No último sábado, 3 de maio, a Praça do Cruzeiro foi palco da tradicional Reza de Santa Cruz, evento que integra as comemorações pelos 148 anos de emancipação político-administrativa de Itapecerica da Serra. Com mais de 90 anos de história no município, a celebração remonta ao período do Brasil Colonial, tendo sido difundida pelos padres jesuítas e, especificamente na região, pelo padre Belchior de Pontes.

Neste ano, a reza foi conduzida pelo senhor Nunez e contou com a participação de numerosos fiéis. O terço foi enriquecido pela apresentação do professor e violeiro Etis dos Anjos, coordenador da Orquestra de Viola de Taboão da Serra, além do Grupo de Adoradores de Santa Cruz de Itapecerica da Serra e Embu das Artes, liderado pela professora Vania Becker, que contribuiu com vestimentas e danças típicas.
“Agradecemos o apoio das secretarias de Trânsito e Transportes; Obras e Serviços; Serviços Urbanos; Defesa Civil; Governo, Ciência e Tecnologia; e também à Padaria da Serra”, destacou o diretor de Turismo, Kinho Brito.
O evento contou ainda com a presença de autoridades locais, como a secretária de Educação, Irani Roschel, o vereador Mauro Cavalheiro, e os representantes da ONG Casa do Vovô Feliz, Tereza e Jorge Kawasaki.
A Reza de Santa Cruz é uma expressão viva da fé e da religiosidade do povo itapecericano, reforçando os laços comunitários e preservando uma tradição que atravessa gerações.
Ao final, todos puderam participar de um café comunitário, oferecido pelos organizadores com a contribuição dos fiéis da Reza de Santa Cruz.