Secretaria de Cultura

  • Endereço: Rod. Pref. Bento Rotger Domingues, n° 500
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: (11) 4775-2728 / EMAC (11) 4667-9992
  • Horário de Atendimento: Das 8h às 16h30 de Acordo com o Decreto Municipal nº 1998 de 22/11/2007

O SECRETÁRIO LUIZ FARIAS DE OLIVEIRA

O SECRETÁRIO LUIZ FARIAS DE OLIVEIRA

Ator e produtor cultural com 28 anos de carreira na área artística, Luiz Farias de Oliveira é dançarino, coreógrafo e professor de dança. Além de ter atuações como sociólogo, gestor de RH, palestrante e conferencista.

Já foi apresentador de diversos festivais culturais, jurado de eventos de artes e criador do primeiro festival de teatro de Itapecerica da Serra; além de coordenador de vários festivais de dança.

Luiz Farias também foi responsável por ações socioculturais e artísticas em muitos trabalhos. É criador de projetos artísticos para o desenvolvimento de crianças e jovens, entre eles, o projeto “Verde Já” e “Juventude Espetacular”.


Notícias de Cultura
  1. coordenar, planejar, controlar e organizar as atividades culturais do Município;
  2. incentivar, difundir e desenvolver atividades culturais, festividades cívicas e comemorativas, certames e eventos artísticos, literários e vocacionais no Município;
  3. promover a administração e manutenção da Biblioteca Pública, bem como a guarda, controle, renovação e circulação do seu acervo; e
  4. promover a coleta, guarda, conservação e preservação de documentos e demais peças que compõem a memória e o acervo artístico e histórico do Município.
  • Biblioteca Arthur Ricci de Camargo, 4667-4391
  • Biblioteca Ramal Jardim Jacira, 4669-4588
  • Biblioteca Parque do Povo Roberto Nasraui, 4775-2728

Com o intuito de fortalecer e articular ações para o avanço das atividades culturais na Região Sudoeste da Grande São Paulo, a Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra propôs uma aliança entre as cidades de Embu das Artes, Taboão da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Cotia, Embu Guaçu, Vargem Grande e Itapecerica da Serra, batizada de C-8 Rota da Cultura, e com o objetivo de promover ações culturais para os oito municípios.

Conselho Municipal de Políticas Culturais
Lei 2.670/2018
Composto por 18 membros, de forma paritária, o Conselho Municipal de Políticas Culturais segue a Lei N° 2670/2018. Em sua composição há oito nomeados pelo prefeito, além dos eleitos em Assembleia (de Entidades Culturais, Produtores Culturais e Agentes Culturais) e do Secretário de Cultura, representante nato.

Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial
Lei 2.670/2018
Comissão organizadora responsável pela realização da sociedade civil para o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial – Biênio 2019/2021, conforme Portaria 137/2019.

  • Escola Municipal de Artes e Cultura - EMAC, 4667-9992
  • Espaço Cultural Maria Madalena de S. Sena, 4666-2373 Parque Paraíso
  • Espaço Cultural Maria Amélia dos Santos, 4667-7382 Jardim Branca Flor
  • Espaço Cultural Jardim Jacira, 4669-4588
  • Centro de Cultura e Cidadania do Valo Velho, 4779-4353

A Secretaria de Cultura, em parceria com as escolas estaduais do município lançaram o Projeto Gincana Cultural, que visa envolver o público jovem com diversas ações sócio culturais, proporcionando uma iniciativa que colabore com o desenvolvimento de cada indivíduo, fortalecendo a participação coletiva e estimulando o trabalho em equipe.

  • Museu da História e da Memória, 4165-1286

A Secretaria de Cultura disponibiliza oficinas culturais de violão, violino, violoncelo, teatro, artes plásticas, artesanato, canto coral, teoria musical, metais (instrumentos de sopro), dança contemporânea e percussão, para os munícipes, contribuindo para a formação e para a vivência da população no campo da cultura.

A Secretaria de Cultura promove rodas de conversa com os segmentos artísticos, a partir do ponto de vista da inclusão social, buscando cultivar a cultura cívica e a cultura cidadã, para provocar a coesão social.

Também nesse mesmo segmento são realizadas palestras motivacionais à profissionais da rede pública de ensino.

  • Parque Municipal do Povo Roberto Nasraui, Rod. Pref. Bento Rotger Domingues, n° 500

AGENTES CULTURAIS
Capacitar alunos de regiões periféricas para promoção do conhecimento da arte em escolas e bairros, esta é a função do Agentes Culturais. Integram o projeto estudantes das Escolas Estaduais Eduardo Roberto Daher (Mombaça), Julia de Castro Carneiro (Jd. Sta Julia) e Angenor de Oliveira Poeta (Lagoa).

SEXTA DA LUA
Com oitos de implantação, o Sexta da Lua já promoveu mais de 30 edições, sempre com artistas da cidade e região (estilos rock, sertanejo, eletrônico, MPB, Reggae). O evento conta ainda com espaço de gastronomia. Local: Praça da Matriz, centro.

VIRADA CULTURAL
Lançada em 2017, a Virada Cultural promove na cidade uma agenda com 24h de programação. As atividades de música e arte, de diversos estilos, são realizadas na Praça da Fonte e em Espaços Culturais, sempre no mês de aniversário da cidade, maio.

SHOW DA VIRADA
A Prefeitura de Itapecerica da Serra, através da Secretaria de Cultura, promove o Show da Virada de fim de ano, no Largo da Matriz, no dia 31 de dezembro.

SÁBADO CULTURAL
Entretenimento e serviços diretos para a população, este é o Sábado Cultural que reúne colaboradores e parceiros da arte, artesanato e gastronomia. Iniciado na Praça da Caixa D´água hoje é realizado na Arena Cultural do Parque do Povo.

MOTIVAÇÃO COM DANÇA
Durante uma hora de dança solta, instrutores da Secretaria de Cultura envolvem os participantes em movimentos que promovem motivação, alegria, disposição e melhoria na qualidade de vida. Realizado em 11 bairros, o projeto contempla mais de 450 pessoas por semana.

Motivação com Dança
Onde praticar:

Jd. Hitoshi, Ginásio Pintassilgo
Segunda-feira: 19h às 20h - Av. Soldado-policia Militar Gilberto Augustinho, 948

Jd. Sampaio, Espaço Cidadania -
Segunda-feira: 19h30 às 20h30 - Rua: Amaro Salles da Silva, 230

Santa Júlia, Centro Infanto
Comunidade Missionária de Villaregia
Terça –feira: 19h às 20h Rodovia José Simões Louro Jr, 3100

Jardim Jacira, Ginásio de Esportes
Terça –feira: 19h30 às 20h30 - Rua: Monteiro Lobato, 64

Itaquaciara, Igreja Nossa Senhora Aparecida
Quarta-feira: 19h às 20h - Rua: Antonio de Albuquerque, 44

São Pedro, Escola Municipal Ipê
Quarta-feira: 19h15 às 20h15 - Rua: Vitório Trentin, 400

Branca Flor, Espaço Cultural do Branca Flor
Quinta-feira: 19h às 20h - Estrada da Jurema, 360

Montezano, Escola Edvard Rodrigues de Oliveira
Quinta-feira: 19h às 20h - Estrada dos Maciéis, 200

Valo Velho, Centro de Cultura e Cidadania Valo Velho
Sexta-feira: 9h às 10h - Rua: Gibraltar, 68

Potuverá do Baixo, Sítio Colina
Sexta-feira: 19h às 20h - Estrada Pedro Xavi

Alto do Potuverá, Sítio do Ananias
Sexta-feira: 19h às 20h - Estrada dos Godói, 21

O Projeto Quintas Culturais, acontece toda quinta-feira no Auditório Memorial, na Secretaria de Cultura e visa criar um espaço alternativo, onde os artistas da cidade possam apresentar sua arte.

A Secretaria de Cultura foi reestruturada com novo espaço, camarim, som e iluminação para atender aos artistas convidados.