Prefeitura e Governo do Estado firmam parceria para combate a enchentes na Avenida Nove de Julho

Durante a reunião, o prefeito destacou a urgência da situação e a necessidade de uma parceria efetiva entre município e Estado, uma vez que os episódios de alagamento atingem a região há décadas. “Encaminhamos hoje um pedido para que o Estado nos apoie na execução de uma obra emergencial na Avenida Nove de Julho, além da elaboração de um estudo técnico completo, com diagnóstico, para que possamos solucionar definitivamente o problema naquele local”, afirmou Dr. Ramon Corsini.

O vice-prefeito Allan Dias reforçou a importância do trabalho conjunto e ressaltou que a atuação integrada deve ocorrer de forma imediata, diante dos prejuízos e riscos enfrentados pela população. “Quero agradecer ao secretário estadual da Defesa Civil, coronel Henguel, ao governador Tarcísio de Freitas e ao deputado Eduardo Nóbrega, que contribuíram para que essa articulação acontecesse, possibilitando atendimento direto à população que vem sofrendo com os impactos dos eventos climáticos”, destacou Allan.

Outro tema abordado durante o encontro foi a situação da Rua Pindorama, no bairro Recreio Primavera, interditada após a destruição do asfalto em decorrência da forte chuva registrada ontem. Ao analisarem as imagens do local, os representantes da Defesa Civil estadual indicaram os procedimentos necessários para que o Governo ofereça suporte à Prefeitura na reconstrução da via.

Ao final da reunião, o prefeito Dr. Ramon Corsini assinou o ofício que formaliza a solicitação de parceria com o Governo do Estado para a construção de um plano de ação voltado à solução definitiva do escoamento de águas pluviais na região do Parque Paraíso. Em seguida, convidou os técnicos da Defesa Civil estadual — capitão PM Andrade e capitão PM Tadeu — e da SP-Águas — engenheiros Augusto Mendes, Ivan de Queiroz e Hélio Hara — a realizaram uma vistoria técnica no local. A visita possibilitou um entendimento aprofundado da situação, o início dos estudos técnicos e o apontamento de alternativas para solução do problema.

Também participaram da reunião e da vistoria técnica os vereadores Cícero Melo (presidente da Câmara), José Martins, Soares, Mauro Cavalheiro, Val Santos e Gustavo Mariani; os secretários municipais Fernando Andrade (Obras), Agnes Saback (Defesa Civil), João Valério (Administração), Cepacol (Serviços Urbanos), Renato Rainha (Governo) e Dr. Rodrigo Corsini (Assuntos Jurídicos); o chefe de gabinete do prefeito, Pastor Márcio Roberto; o procurador-chefe do município, Dr. Yan Kaizer; o secretário-geral de Gabinete, Fior Ferreira; além de técnicos das secretarias envolvidas.