Apresentação do Sul-Americano de Flag Football destaca importância do evento que a cidade sediará

O prefeito Dr. Francisco Nakano, secretários Geraldo Luís Pedroso (Esporte e Lazer) e Romeu Nicolatti Tavares (Governo e Cultura) fizeram uma apresentação do evento em parceria com o comando da CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano). A imprensa regional, veículos de comunicação especializados, vereadores e outras autoridades acompanharam um panorama geral sobre este relevante torneio que o município sediará, com vídeos institucionais exibidos num grande telão de LED, tabelas e detalhes da organização.

“O 1º Campeonato Sul-Americano de Flag Football é mais que um evento, é o começo de uma era no cenário desportivo em Itapecerica. Deixará um legado muito significativo e inédito por aqui”, destacou Dr. Nakano. O prefeito lembrou o quanto sua formação como judoca foi importante na trajetória até virar chefe do Poder Executivo e tudo o que uma ação dessa proporção envolve. Para Dr. Nakano, “ao sediar o torneio em dezembro, todas as pessoas que vierem a nossa cidade terão sensações marcantes que ficarão para sempre em suas memórias, tanto pelo próprio evento, como pela experiência vivida em Itapecerica da Serra”.

Entusiasta do Futebol Americano e principal responsável por trazer o Sul-Americano para a cidade, Geraldo Pedroso contou como surgiu a parceria com a confederação e ressaltou o crescimento da modalidade no Brasil. “Nada vende mais do que o esporte, no sentido da entrega, da participação, entusiasmo, não só comercialmente. Onde o esporte se instala, ele traz prosperidade”, falou o secretário municipal.

Já Romeu Nicollatti explicou o quanto a experiência esportiva é fundamental como lição de disciplina, respeito e formação das pessoas. Também reforçou a relevância do torneio na cidade. Segundo Romeu, “Itapecerica da Serra está trabalhando intensamente para se inserir no mercado desportivo nacional e internacional, mas fundamentalmente para receber pessoas de todos os lugares para conhecer a nossa hospitalidade”.

Na sequência, a presidente da CBFA, Cristiane Kajiwara, e o diretor de Seleções da confederação, William Zapparoli, explicitaram a importância do torneio para o esporte no país e detalharam o formato de disputa. Serão três campeonatos simultâneos: Sul-Americano Masculino, disputado entre Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Colômbia; Sul-Americano Feminino, com Brasil, Argentina, Chile e Colômbia; além do Flag Football Regional, com equipes das regiões do país, mais a seleção sub-19.

Durante a solenidade, o prefeito Dr. Nakano trouxe outras três grandes notícias para o município. A instalação de três escolinhas de Flag Football pela cidade em parceria com a CBFA. A realização da etapa brasileira do Campeonato Latino-Americano de Longboard Freestyle, em novembro, no Ginásio Antônio Baldusco. E o lançamento, na semana que vem, do segundo centro de formação de basquete 3x3 da Associação Nacional de Basquete, no Ginásio João Galera, no Parque Paraíso.

Os veículos de imprensa presentes fizeram questionamentos com relação às peculiaridades do Flag Football e o legado para o município. Já os vereadores elogiaram a democratização das modalidades esportivas na cidade e parabenizaram o trabalho do prefeito e do secretário Geraldo, que finalizou: “a mensagem que queremos passar é: Itapecerica é a casa do esporte”.

Ainda estiveram presentes ao lançamento do 1º Sul-Americano de Flag Football em Itapecerica da Serra os secretários Márcio Carvalho (Educação), Antonio de Godoi (Finanças), Tiemi Nakano (Desenvolvimento Social e Relações do Trabalho); superintendentes Patrícia Gomes Nicastro (Saúde) e José Roberto dos Santos (Itaprev); vereadores Val Santos (presidente da Câmara), Gilberto ‘Giba’, Soares, Fábio Santana e Cícero Melo; chefe de gabinete do vereador Tonho Paraíba, Maurício Teodoro; presidente da Federação Paulista de Futebol Americano, Ricardo Trigo; e representantes da NFL Brasil.